Há mais de 30 anos, a Escola Higienópolis atende crianças de 0 a 5 anos de idade, considera a criança um ser autônomo e racional, capaz de muito cedo opinar sobre o meio em que vive, tornando o conhecimento mais significativo.
Desde a sua fundação mantém-se o mesmo compromisso de um espaço educacional que valoriza a formação integral da criança. Nesta trajetória, preservaram-se os princípios originais que nortearam sua criação, também se elegeram profissionais com formação acadêmica especializada e engajadas no fazer pedagógico e no processo educacional.
Proposta Pedagógica -
A proposta pedagógica da Escola Higienópolis considera a criança como centro do planejamento curricular, ela é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade.
A Escola tem como objetivos a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo; a indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança; a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização; as singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades; os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas;
Constam da proposta curricular ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais; o contato com diferentes linguagens, gêneros e formas de expressão; experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita; relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais; a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza; o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura; a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais e o conhecimento das manifestações e tradições culturais brasileiras.